quarta-feira, 13 de maio de 2009

Crónicas Políticas


No passado dia 10 de Maio, pouco passava das 09:00 h, na Rádio Campanário deu-se início ao debate dos cabeças de lista às eleições autárquicas que terão lugar lá para depois do Verão.

Há quem diga que seria ainda prematuro e que os timmings não seriam os melhores. Contudo, discordo frontalmente dessa opinião porque neste debate ficou claríssimo quem, desde já, tem as ideias devidamente arrumadas quanto ao que deve ser a gestão da autarquia no próximo mandato.

Mas continuando, coube ao Sr. Prof. Condenado (actual presidente e candidato pela CDU) a abertura das “hostilidades”, começando desde logo, como é seu apanágio, por desferir vários golpes directamente ao candidato do Partido Socialista (Eng.º Luís Caldeirinha Roma), acusando o PS e pedindo explicações de um aglutinado de querelas e factos políticos absolutamente incipientes e quiméricos… As acusações foram claramente respondidas pelo candidato do PS que elevou o debate dizendo frontal e calmamente que não iria discutir “politiquices”, pois o que estava em causa era a população de Vila Viçosa e não se poderia perder tempo com esses jogos.

O Dr. Palma Rita (candidato do PSD), usando a seguir da palavra resolveu também tentar fazer acusações ao candidato do PS, mas bastou este último dizer-lhe de forma serena que o PSD local teria de se informar melhor sobre as questões passadas, sugerindo-lhe mesmo que reunisse com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, coisa que o próprio Eng.º Roma havia feito há cerca de um mês. Após esta resposta o Mestre em Sociologia Dr. Palma Rita teve o bom senso de não ir por aí, mas… ideias concretas para o concelho nem vê-las.

Em boa verdade o ilustre candidato do CDS-PP, manteve a elevação no debate não tentando sequer atingir as outras forças partidárias, o que registo como positivo, embora também não apresentasse qualquer inovação ou alternativa válida à gestão camarária na inércia que actualmente a caracteriza.

Bem, a partir daí foi aquilo a que, quem segue a política local, já se tem habituado, com o Prof. Condenado a fugir às questões colocadas, respondendo apenas que eram todos incompetentes e incapazes e que ninguém estava por dentro das questões de Vila Viçosa (a não ser ele próprio, claro!).

Nem mesmo quando confrontado com os números incrivelmente reduzidos das verbas aprovadas no III Quadro Comunitário de Apoio para a Câmara Municipal, durante os seus mandatos (refira-se que foi a Câmara do Alentejo que conseguiu a menor verba de investimento homologado na região), o distinto Presidente perdeu a sua postura altiva, preferindo sempre jogar com cartas dúbias para descredibilizar o candidato do PS que faziam insistentemente ricochete na honestidade e transparência de quem nada tem a esconder e que os munícipes conhecem tão bem.

Enfim, em face deste cenário não foi fácil para o nosso candidato expor as ideias que defende para o desenvolvimento efectivo do município. Percebeu-se, no entanto, a mais valia das ideias defendidas entre as quais se destaca o alargamento do apoio social aos idosos, a dinamização dos jovens com o Conselho Municipal da Juventude, o incentivo ao emprego, as parcerias publico-privadas, o associativismo, a melhoria efectiva do ambiente no concelho, a potenciação das actividades económicas intrínsecas, o património, etc. Acima de tudo, a certeza que, caso fosse eleito, não ficaria atrás de uma secretária ou num gabinete, à espera que as soluções para os problemas lhe caíssem do céu, perspectivando uma atitude pró-activa de quem tem a vontade e o saber para dinamizar Vila Viçosa numa atitude dinâmica de absoluta coerência com o progresso que o concelho merece.

Em suma, sem desprestígio para os restantes candidatos, senti no passado Domingo um profundo orgulho em ser militante do Partido Socialista e bem assim de ter um excelente candidato, que revelou, mais uma vez, estar à altura de reposicionar os destinos do meu concelho de forma a que ainda consiga alcançar a carruagem para ultrapassar os desafios que se avizinham.

Obrigado Eng.º Roma, assim conseguiremos realmente Derrubar Muros e Construir Pontes…

Viva Vila Viçosa!

Sem comentários: